Transformando Dados em Valor com o time de Engenharia e Arquitetura de Dados: Estratégia, Arquitetura e Execução

Carolina Zambelli e Fábio Jardim

A palestra “Transformando Dados em Valor na Prática: Estratégia, Arquitetura e Execução” apresentou uma visão aplicada sobre como empresas podem evoluir sua maturidade em dados e gerar impacto real nos negócios. Fabio Jardim e Carolina Zambelli conduziram o encontro e compartilharam experiências práticas do mercado.

Logo no início, os palestrantes destacaram que transformando dados em valor na prática exige mais do que tecnologia. Além disso, eles reforçaram a importância de alinhar a estratégia de dados aos objetivos do negócio. Sem esse direcionamento, muitas iniciativas perdem força e deixam de gerar retorno concreto.

Ao longo da palestra, os especialistas aprofundaram o papel da arquitetura de dados nesse processo. Nesse sentido, uma boa arquitetura garante escalabilidade, facilita a integração entre diferentes fontes e aumenta a confiabilidade das informações — fatores essenciais para transformar dados em valor na prática.

Além disso, Fabio Jardim e Carolina Zambelli exploraram a atuação dos times de engenharia de dados. Esses profissionais viabilizam a execução das estratégias, organizam os dados e garantem sua disponibilidade para uso analítico. Assim, eles conectam diretamente a estratégia à operação.

Outro ponto importante envolveu a governança de dados. Principalmente em cenários com grande volume de informações, as empresas precisam manter qualidade e controle para sustentar uma cultura orientada a dados.

Por fim, os palestrantes reforçaram que transformando dados em valor na prática depende da integração entre pessoas, processos e tecnologia. Portanto, empresas que conectam esses três pilares conquistam vantagem competitiva e evoluem de forma consistente.

O encontro integrou o Festival de Verão 2026, iniciativa da FIA Business School – Labdata que reúne especialistas para discutir dados, inteligência artificial e tecnologia.

Assista agora!